domingo, 24 de agosto de 2008

É realmente chato ser gaúcho!

Por Lucas Rizzatti

Ontem, Grêmio e Inter jogaram no Beira-Rio, no tradicional clássico Gre-Nal. Jogo muito fraco e um previsível 0 a 0. Jogo bom para uma coisa: ver como o gaúcho é um chato de galocha. Um verdadeiro saco.

Desde sempre, o gaúcho se vangloria por coisas que ninguém se vangloriaria. E por dois motivos: por serem fatos pouco meritosos e por serem enganosos. Isso desde a tal Guerra dos Farrapos. Tem até feriado para isso por aqui, no Estado. O povo gaúcho comemora uma guerra, em que perdeu feio para o Império e ainda teve que sair com o rabo entre as pernas, assinando um acordo de paz à revelia da vontade do povo.

E, quando se vai ao estádio de futebol, mais de cem anos depois da Revolução Farroupilha, o que se vê? O mesmo orgulho tolo.

Orgulho de quê, oras? O Inter se gaba por ser o clube do povo, com slogan na fachada do estádio e tudo. Mas sua direção limou o setor popular e planeja colocar cadeiras nos espaços onde hoje é a arquibancada, o que automaticamente encarece o preço do ingresso. Medidas muito populares...

O outro clube, o Grêmio, consegue ser pior. Porque o Inter, um dia, vá lá, já foi realmente um clube de mais apelo popular, mesmo que fundado por jovens paulistas endinheirados, lá em 1909. Já o Grêmio, nunca foi argentino. Jamais. Mas sua torcida imita descaradamente as músicas das hinchas platinas. Alguns cantam em castelhano! E se acham o máximo por isso.

Os dois rivais conseguem até se unir quando o assunto é imitação: para expressar seu orgulho às tradições, entoam “ah, eu sou gaúcho”. O original é “ah, eu tô maluco”. Só sendo louco mesmo.

Por que não se vangloriar mais dos títulos, das conquistas destes clubes? Elas existem aos montes! Mas não. Gaúcho gosta mesmo é de se achar pelo que não tem. Ou melhor, pelo o que ele acha que tem, que é.

E vai ser assim para sempre. Certo e tácito como o feriado farroupilha de 20 de setembro. O gaúcho vai ser para sempre um chato de galocha, um povo sacal e continuar achando que aqui é a Europa do Brasil e que o Laçador, que deve ter um metro e meio de altura, é a “nossa” estátua da Liberdade.

6 comentários:

Anônimo disse...

se nata que tu nao sabe bosta nenhuma sobre
o meus estado! q poderia ser um país porq é o unico estado brasileiro alto sustentavel!
e foi o unico estado q se opos a robalheira q é o Brasil até hoje!
pra seu governo gaúcho é o cara q trabalha no campo atirando laço!
eu sou rio grandense! e isso é pra inveja!

Anônimo disse...

Aii que tristeza, vem cá me diz que conquistas tem teu povo ?? eu posso te citar varias do meu.. e falando em futebol.. o gremio é o atual 1ª colocado no Brasileirão.. o inter mesmo sendo meu rival, da de 10x0 em muitos outro times ai que se acham muito mais.. gaucho tem raça, tem garra coisa que quase ninguem tem hoje.. se tem coisa que eu mais me orgulho nessa vida é ser gaucha.. su tu nao gosta de gauchos.. ao menos tivesse um pouco de vergonha na cara e ficasse quietinho porque ninguem é tao perfeito que pode criticar os outros assim. veja primeiros os teu defeitos e depois aponte os dos outros..

Anônimo disse...

o povo gaucho é povo mais forte q existe!!!
dizem q o rio grande do sul é o fim do brasil, mas na verdade é onde o brasil se apóia...

william disse...

viva o nosso pais chamado rio grande do sul

Anônimo disse...

Quanta besteira. O gaúcho é o argentino q a gente tem que tolerar.

Pollux disse...

Os gauchos sao um bando de retardados que se acham a troco de nada. A vida no RS é ruim, o estado deles é pobre e falido. O governo então não faz nenhum investimento decente, as escolas, parques e museus estão caindo aos pedaços. Não há qualidade de vida, e os índices de homícidios são até maiores do que o eixo RJ-SP. De fato é um lugar triste, sem perspectivas, cheio de pessoas desagradáveis e sem classe. Orgulhosos? Sim, só se for do provincianismo, do atraso e da burrice....