segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Sobre blogs - 1

Conforme comentei no post "sobre blogs", vou expor aqui algumas idéias sobre alguns aspectos desta discussão sobre blogs - e especialmente sobre esta "institucionalização jornalística" dos blogs.

A primeira questão que me interessa é se a incorporação dos blogs pela mídia tradicional pode significar a destruição de características centrais deste formato?

Bem, da perspectiva dinossáurica que me encontro, me parece que há muito mais no sentido contrário - ou seja, a linguagem dos blogs, mais coloquial, partindo de uma perspectiva pessoal, com textos curtos e incorporação de elementos visuais e sons, influencia diretamente os produtos do gênero lançados pelas empresas jornalísticas.

É claro que estas características que marcam a liberdade e a diversidade dos blogs vão acabar se chocando com a subordinação aos limites editoriais (e formais) de uma empresa jornalística. E disto vai sair alguma outra coisa, diferente, nem bem o jornalismo padrão, nem bem a liberdade anárquica (dá para dizer isto ou estou exagerando?) dos blogs.

De resto, é interessante pensar que este tipo de linguagem blogueira não está apenas determinado por uma "cultura" - ou seja, o alastramento dos sites estilo diário pessoal -, mas tb pelas próprias condições materiais em que eles se produzem.

Ou seja: ao mesmo tempo em que escrevo sozinho, voltado para minha tela de computador, sei que o que produzo poderá ser imediatamente lido e digerido por outros. Assim meu texto se transforma numa marca virtual da minha existência e de minha individualidade, gerando, de certa forma, uma compulsão em expor-me e revelar-me (concordam ou não?).

Sob o risco de cair num lugar comum, este personalismo que permeia os blogs (em diferentes níveis) me parece, ao mesmo tempo, uma reação à massificação constante dos tempos atuais e, contraditoriamente, a impossibilidade de fugir do individualismo e do culto ao indivíduo como sentido maior de nossa existência, marca histórica deste período.

Mesmo as comunidades blogueiras são redes de individualidades, ligadas por interesses comuns e solidariedades, mas nas quais as personalidades não se apagam em detrimento do coletivo. No entanto, há ali um espaço de experimentação e ousadia, algo que a média tradicional perdeu em sua cada vez maior transformação em negócio.

Portanto, como é possível conciliar esta experimentação e esta liberdade com o guarda-chuvas da grande imprensa? Ou não dá?

Uma discussão interessante sobre o tema está na enquete "Can newspapers do blogs right?", publicada na Online Journalism Review (University of Southern California), na qual os caras ouvem blogueiros e editores perguntando: afinal, os jornais conseguem fazer blogs direito? Quem quiser olhar, basta clicar em http://www.ojr.org/ojr/stories/060423niles/.

Nenhum comentário: