quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Quem manda aqui sou eu

Não sei porque tem gente que ainda se aventura a encher páginas e páginas de interpretações densas sobre liberdade de imprensa no Brasil.

O rapaz aquele da reportagem do Che Guevara na Veja matou a charada, ao responder ao biógrafo do Che, John Lee Anderson, que reclamou da matéria publicada. "Você pode ficar certo de que não aparecerá mais nas páginas desta revista", disse Diogo Schelp.

Que bonito, né? O pessoal mostra como está preparado para o debate de opiniões e a visão pluralista da sociedade. A verdade é a seguinte: imprensa no Brasil é que nem bola de jogo de pelada - é minha e só joga quem eu deixar.

Aí o pessoal fica chateado com os blogs. Também, quebra os saudáveis princípios da liberdade hierárquica e prepotente de empresa (ops!)... Afinal, assim não dá. Se todo mundo puder se informar por onde quiser e ter sua própria opinião, onde é que isto vai parar?

A discussão Diogo-Anderson tá rolando na Internet. Em resumo, houve uma briga por email entre o biógrafo e o editor. Anderson mandou um email público que deixou o editor puto e aí ele cometeu o ato falho acima.

A história toda (na versão Veja) está no blog do Reinaldo Azevedo , que, ironicamente, já foi chamado até de "pit-bull da extrema-direita".

5 comentários:

Cris Rodrigues disse...

entrei no blog do cara. tu chegou a ver a enquete?
mas a foto dele já diz tudo... é um imbecil, coitado. pior q o olavo de carvalho. pelo menos ele já passou da linha do ridículo.

Clarice Gontarski Esperança disse...

Certamente, Cris. Mas o problema é que não é um outro, é toda uma ordem que referenda este tipo de arbitrariedade, baseada na aceitação, pela sociedade brasileira, que é legítimo usar meios de comunicação para defender interesses privados (bem privados). Daí a entender que a opinião pública é propriedade de uns ou outros, a distância é pouca. Mas estou complicando demais... O bom é que cada vez mais esta palhaçada não está sendo aceita impunemente, e uma das vias desta crítica tem sido a Internet.
Na verdade, fiquei de cara com tudo isto. É muito ridículo...

Clarice Gontarski Esperança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

O Anderson respondeu a carta do Diogo. Legal que o cara da Veja não tá nem aí que chamaram o texto dele de mentiroso, preferiu reclamar que ele não ligou para ele para reclamar particularmente. Ligar por ligar ele tb poderia ter ligado para fazer a tal entrevista. Como diria o Igor, "Estamos no fundo do poço, e lá tem uma pá".

Clarice Gontarski Esperança disse...

Muito boa essa do Igor