sexta-feira, 9 de maio de 2008

Para próxima semana

Na aula passada, repassamos um pouco as características das manifestações/gêneros de jornalismo opinativo sobre os quais já conversamos (blogs, resenhas, críticas, comentários, colunas).

Quanto a esta última, observei que o nome "coluna" refere-se geralmente a uma seção fixa nos periódicos, com um ou mais jornalistas responsáveis (ou não jornalistas), onde são publicados comentários, crônicas, artigos etc.

"Coluna" também faz menção à prática do colunismo como gênero distinto, num sentido que, se não inaugurado por Ibrahim Sued (cujo perfil foi apresentado na segunda parte da aula), é até hoje influenciado por ele.

Mais sobre Ibrahim, leiam o excelente artigo da professora Isabel Travancas.

Dentre as características deste colunista, eu citei um estilo personalista, agressivo, abundante em informações exclusivas e furos de reportagem, e que utilizava recursos como a repetição de bordões característicos ("ademã que eu vou em frente", "sorry periferia" etc), publicação de listas, promoções e fotos do mundo do poder. Elio Gaspari, que começou sua carreira como repórter de Ibrahim, vê relação entre o estilo dele e o do jornalista americano Walter Winchell.

Deixei no xerox uma entrevista com Ibrahim publicada no nº 1 do Pasquim.

PARA A PRÓXIMA AULA, ficou um desafio: criar uma coluna (em grupo ou individual) nos moldes do estilo do Ibrahim, investindo principalmente em PERSONALISMO, INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS (E INTERESSANTES, CLARO), BASTIDORES E LINGUAGEM CRIATIVA

Vale qualquer assunto: coluna política, econômica, esportiva, especializada (sobre a mídia, sobre a Fabico, sobre o lugar que vocês trabalham etc).

Certo??

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dica da Mauren

A Mauren manda:

Acho esse vídeo interessante de indicar para a turma. É mais ou menos um trailer do Blogumentário, um documentário que está em fase de finalização e fala sobre a blogosfera, o que de interessante está sendo feito, importância, perspectivas, etc. Os entrevistados que aparecem nesse trailer são (entre blogueiros e pessoas importantes do meio digital): Inagaki, depois o Marcelo Tas, a Heather Champ (do Flickr) e por último o Rodrigo Mesquita (do Grupo Estado). Quem quiser sabe mais sobre o Blogumentário pode acessar http://blogumentario.org/.